quinta-feira, 29 de abril de 2010

TV antes dos 2 anos não aumenta inteligência de bebês

Estudo mostra que televisão não auxilia o desenvolvimento da linguagem visual e da habilidade motora em crianças.

Segundo um novo estudo sobre os efeitos da televisão em crianças, colocar um bebê para assistir televisão antes dos 2 anos de idade não irá impulsionar o seu QI.

Ao contrário do que algumas propagandas alegam sobre os benefícios da televisão, e também do senso comum de muitos pais, não foi encontrada nenhuma prova de que a televisão traz desenvolvimento cerebral para crianças, levando em conta que também foram analisados outros fatores capazes de alterar a cognição delas.

Os pesquisadores descobriram que crianças que assistiram televisão antes dos 2 anos não tiveram a linguagem visual e as habilidades motoras mais desenvolvidas aos 3 anos do que uma criança que não assistia televisão. Mas assistir televisão também não foi considerado prejudicial.

Nesse estudo, o ato de ver televisão por si só não apresentou efeitos mensuráveis sobre os bebês. Talvez “ver televisão” seja melhor visualizado como um marcador para uma série de outras influências ambientais e familiares que, estas sim, poderão ser prejudiciais para o desenvolvimento cognitivo.

No estudo, publicado na revista Pediatrics, os pesquisadores analisaram informações sobre 872 crianças. As mães responderam questionários sobre o hábito de ver televisão de seus filhos quando tinham 6 meses, 1 ano e 2 anos. O conteúdo do que as crianças assistiam não foi incluído.

Quando as crianças completaram 3 anos de idade, a linguagem visual e as habilidades motoras foram avaliadas utilizando dois testes, relacionados à medição de QI.

Os resultados preliminares mostraram que quem via mais televisão tirava pontuações menores nos testes, mas após o controle de fatores conhecidos por afetar o desenvolvimento mental de bebês, tais como idade da mãe, educação, renda familiar e estado civil, esses resultados desapareceram.

Embora o estudo sugira que ver TV em idade precoce atue de forma neutra no desenvolvimento dos bebês, mais estudos são necessários, pois estudos anteriores sugeriram que ver televisão pode fazer mais mal do que bem para eles. Sem contar que os longos períodos em que as crianças passam em frente à televisão tem sido responsáveis por causar nelas problemas como a obesidade, falta de atenção e perda de sono.

Os pais precisam entender que os pequenos não aprendem e nem tiram nenhum benefício da televisão quando tão novos.

Fonte: Banco de saúde. 02/03/09 | Atualizado em 12/01/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário