terça-feira, 27 de abril de 2010

Falta de ferro pode atrapalhar audição de bebês

Grávidas devem ficar atentas: pouco ferro atrapalha o desenvolvimento do bebê.

Durante a gestação, o ferro desempenha um grande papel no desenvolvimento cerebral dos bebês. Pesquisadores da University of Rochester, de Nova York (EUA), descobriram que deficiência de ferro pode atrasar o desenvolvimento do sistema nervoso auditivo de bebês prematuros, e tal atraso pode diminuir a capacidade de audição deles.

No estudo, 80 bebês foram analisados. Os pesquisadores analisaram os níveis de ferro em seus cordões umbilicais e concluíram que crianças com pouco ferro no organismo apresentavam baixa maturação do sistema auditivo.

"Suspeitamos que se o sistema nervoso auditivo é afetado durante a fase de desenvolvimento do bebê, talvez a deficiência de ferro possa também afetar outras partes do cérebro”, disse Sanjiv Amin, professor de pediatria da University of Rochester.

Os pesquisadores afirmam que a descoberta é preocupante. Os primeiros anos da criança são considerados o período crítico em que elas desenvolvem as habilidades auditivas e de linguagem. A baixa maturação do sistema auditivo pode atrapalhar esse desenvolvimento.

A deficiência de ferro em gestantes pode causar anemia, doença que pode desencadear uma série de problemas durante a gravidez. O ideal é que a futura mãe possua uma dieta saudável, e consuma alimentos ricos em ferro, para garantir a própria saúde e a saúde do bebê.

Fonte: Banco de saúde. 08/05/09 | Atualizado em 11/01/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário