sábado, 24 de abril de 2010

Brinquedos educativos e suas idades

Bebês com 1 mês de vida: Quando a criança tem um mês de idade, o brinquedo mais indicado para ela são os chocalhos ou brinquedos musicais, pois ela, apesar de não enxergar com nitidez, já responde aos sons. Outra opção são os bonecos de pelúcia.

Bebês com 2 meses de vida: Aos dois meses de idade o bebê já consegue seguir objetos com os olhos. Para estimulá-lo é interessante a instalação de um móbile no quarto da criança e por isso esse acaba sendo o presente ideal nessa idade. Também brinquedos que estimulam a atividade física são bem vindos nessa idade.

Bebês com 3 meses de vida: Quando a criança completa 3 meses de idade é importante oferecer a ela objetos que possa morder e outros que tenham cores vibrantes, pois com essa idade o bebê começa a descobrir o mundo. Por isso dê presentes com cores fortes que ele possa colocar na boca à vontade para se divertir.

Bebês que estejam com 4 ou 5 meses de vida: Entre os quatro e cinco meses de idade os brinquedos continuam sendo aqueles que a criança possa colocar na boca sem o perigo de se machucar, mas fica cada vez mais importante a participação dos pais nas brincadeiras, pois com essa idade o bebê começa a reconhecer o pai e chora quando é deixado sozinho durante muito tempo. Por isso presenteia a criança com livros para tocar, apontar e falar e brinquedos com variedade de sons, cores e luzes brilhantes.

Bebês que estejam com 6 ou 7 meses de vida: Quando a criança tem entre seis e sete meses, ela começa a discriminar cores, vira a cabeça para achar objetos que deseja, começa a sentar sem apoio, falar e engatinhar. Nessa idade o melhor brinquedo é um animal de estimação, pois ele estimulará a criança a andar. Entretanto, ter um bichinho em casa tem outras implicações e como muitas pessoas não tem condições de criá-lo adequadamente a segunda opção são os brinquedos de empilhar, aqueles com cores vibrantes, os que incentivam a engatinhar e livros com recursos sonoros.
Bebês com 8 meses de vida

Bebês que estejam com 8 meses de vida:Com oito meses de idade a criança percebe que é uma pessoa separada da mãe, o que a angustia. Para acalmar o pequeno a solução é substituir a presença materna por um objeto ao qual a criança tenha se afeiçoado, que pode ser um paninho, brinquedo ou algo do tipo. Para presentear pequenos dessa idade o ideal são aqueles brinquedos de encaixe e construção, além dos musicais.

Bebês quem tenham de 9 meses até 1 ano de idade: Dos nove meses até um ano de idade, os pais devem oferecer para a criança livros com cores vivas, brinquedos de empilhar, encaixar e construir, aqueles que estimulam o desenvolvimento da fala, livros de cartão e brinquedos que incentivam o desenvolvimento físico.

Bebês com 2 anos de idade: Aos dois anos de idade o pequeno já consegue chutar bolas e brincar de faz-de-conta. Para instigar a criança é importante lhe contar histórias e lhe dar brinquedos que estimulem seu raciocínio.

Bebês com 3 anos de idade: Com três anos de idade a criança já consegue pedalar e já tem uma maior habilidade motora, conseguindo segurar um lápis e bater em um tambor segurando a baqueta. Nessa idade ela já está pronta para começar a sua alfabetização e os brinquedos devem estimulá-la nesse sentido. Por isso é importante dar lápis de cor e papel para o pequeno, e facilitar o contato dele com outros de sua idade. Outra opção são as casas de boneca e acessórios, além dos famosos carrinhos.

Crianças com 4 anos de idade: Jogo de formasCom quatro anos a criança já é capaz de aprender outros idiomas, por isso é importante que os pais já a coloquem em um curso para que ela possa aprender uma segunda língua. Uma boa opção para quem quer presentear alguém de 4 anos são os jogos de formas, em que a criança pode encaixar peças e formar infinitos desenhos diferentes.

Crianças com 5 anos de idade: Quando a criança completa cinco anos de idade a sua coordenação motora já permite que ela lave o rosto e que consiga se vestir sozinha. Agora é uma boa hora para ela começar a praticar um esporte e desenvolver a memória. Um bom presente nessa idade é um acessório que possa ser utilizado enquanto o pequeno pratica o esporte que escolheu.

Crianças com 6 anos de idade: Com seis anos de idade a criança já consegue assumir algumas responsabilidades e praticar esportes coletivos. Para estimular isso é interessante deixar um animal de estimação sob sua responsabilidade. Nessa idade são interessantes os jogos em que mais de duas pessoas participam. Para isso os jogos de tabuleiro são muito interessantes

Crianças com 7 anos de idade: Ao completar sete anos a criança já consegue escrever frases longas e por isso já pode ser estimulada a assistir filmes legendados com ajuda dos pais. É importante que ela já tenha contato com livros e revistas e que, mesmo sabendo ler, os pais ainda leiam livros para ela. Para estimular a leitura um presente interessante é um livro que instigue a curiosidade do pequeno.

Fonte: banco de saúde.


Até a próxima postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário