sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Beijar bebê no rosto NÃO PODE!

Quem não gostaria de beijar o bebê no rosto! Aquela carinha linda, lisinha e branquinha. Muito irresistível. Mas, não pode!

Infelizmente, o bebê não possui todas as defeses necessárias no organismo. Seu corpo está em formação. O desenvolvimento contra alergias de contato só começará a se desenvolver a partir de 6 meses ou mais, isso pode variar de bebê a bebê. Portanto, é necessário evitar o contato de alguns tipos de tecido, produtos de limpeza para casa e roupas, fragrâncias, bijouterias, cosméticos (como batons, óleos, hidratantes, sabonetes, protetores solares...).

Portanto, a mãe pode ser chata e dizer:
- Não beije o bebê no rosto!
- Não use perfumes próximo dele.
- Não aperte o rosto seu contra o bebê se estiver usando cosméticos.
- Cuidado com as bijouterias.
- Este brinquedo vou deixar usá-lo a partir dos 6 meses, porque é de feltro, tá?

Agora, se não estiver convencido, vamos aos termo técnicos: dermatite de contato.
A dermatite de contato é uma reação alérgica cutânea que resulta do contato com uma substância que é usualmente inócua para os outros. A manifestação mais comum é uma lesão vermelha que coça, e que se desenvolve em alguns dias, após o contato da pele com uma substância. Em casos de bebê, ficam bolinhas na região. A área afetada primeiro começa a coçar, depois se torna vermelha e inchada com vesículas (pequenas bolhas d'água). Embora usualmente restrita à área de contato, algumas vezes muito bem definida, a lesão pode se espalhar para outras regiões do corpo. Ocasionalmente, as lesões são mais crônicas, manifestando-se como uma placa que coça, que não cicatriza por semanas ou mesmo meses. Isto usualmente ocorre quando há contato freqüente com a substância.

Há uma cura para a dermatite de contato?
Em muitos casos, remover a causa. Usualmente, uma vez que a alergia a uma substância se desenvolveu, esta permanece por toda vida. Isto é, novo contato com a substância resultará em uma nova dermatite de contato alérgica.

Portanto, vamos esperar um pouquinho. Não custa nada. Ou prefere uma alergia para o resto da vida!!!!

Até a próxima postagem.

6 comentários:

  1. muito bom saber isso... vivo beijando minha netinha no rosto e ela é recem nascida
    vou esperar mais um pouco p/ beija-la no rosto novamente


    muito obrigada pela informação ....

    ResponderExcluir
  2. meu filho ta com o rosto muito afetado, bem vermelho,mais ainda não identifiquei a causa, boas dicas,vou ficar mais atenta.

    ResponderExcluir
  3. Minha filha, quando bebê, teve herpes, provavelmente de contágio de alguém que a beijou.

    ResponderExcluir
  4. balela, informação errada neste blog, a dermatite de contato é causada por substancias químicas que causam alergia na criança, não incluindo o beijo, segue um site com as informações corretas http://www.pediatriaemfoco.com.br/posts.php?cod=22&cat=5

    ResponderExcluir
  5. Vitor Targino não esqueça que na boca contêm batom... substância super natural... não química, certo?

    ResponderExcluir
  6. Na boca de quem? Eu quase não uso batom. Rs

    ResponderExcluir