sábado, 14 de novembro de 2009

Consulta a pediatra

Mais uma consulta de rotina a pediatra Célia Cristina Ferreira Lopes Machado.

Mas desta vez, a expectativa é a mudança da alimentação do meu pequeno. Vamos amamentá-lo somente no peito até o 5 meses e 3 semanas, porque precisarei voltar ao trabalho.

Portanto, começaremos com a papinha de frutas. E, diferente porque com as minhas sobrinhas, as papinhas de frutas, eram variadas, mas nada controlado. A forma de introdução da papinha de fruta é utilizar duas frutas em cada dia, sendo que uma tende a prender o intestino e outra a regularizá-lo. Achei muito interessante e diferente.

Após a introdução da papinha de frutas, a papinha salgada: não é sopa, viu? Começar com alguns alimentos, mas todos amassadinhos. Nada de sopa triturada, ou passada na peneira. Alimentos cozidos e amassados na frente da criança. Também uma forma interessante de demonstrar que a criança, por exemplo, come cenoura desde pequeno. A cenoura é apresentada, amassada na frente da criança e depois degustada. Além de apresentar o alimento na forma degustativa, também apresentá-la na forma visual!

Muito revolucionário!!! Adorei!!!

Mas, continuar com o leite materno. Na falta da mãe, dar o leite no copinho. Dra. Célia, adoro suas táticas, mas acho que esse leite no copinho não vai rolar direito. Vou tentar, assim como tentei tudo. Mas meu "feeling" diz que não vai funcionar.

Por outro lado, o Raphael foi apresentado ao calor da pior forma possível: com tudo! Fez muito calor e mamar com calor fica insuportável. As mamadas ficaram mais "ralas" devido ao calor e somente no ar condicionado as mamadas ficavam "sustentáveis-normais". Ventilador é complicado, nada de cabelos molhados ou peito nu. Exaustor não é a mesma coisa. Ar condicionado é uma briga para começar, pois tem que colocar mais roupa para não ficar com frio; e ainda tem que estar no ambiente quente para ligar o ar e depois desligá-lo antes para não sofrer um choque térmico. Tadinho! Acho que o Raphael gostava mais do frio: ficava todo agasalhado que não tinha problemas.

Para este mês, vamos continuar com os exercícios de ficar sentadinho. ELe já está quase sentado sozinho. Vou continuar estimulando e, distribuir seus brinquedos mais longe para começar a engatinhar. A ordem deste mês é exercitar as perninhas. Mas, é claro que também vamos continuar a estimular o lado da fala. Neste mês, também, é hora de estimular as associações: mostrar os objetos e dizer seus nomes, assim como as cores.

Não sei se estou 100% correta, mas errada não estou. Continuarei a estimular o Raphael. É claro, que quedas e erros são necessários: é preciso cair para se levantar! Infelizmente, não dá certo apenas falar que não pode ou não dá; às vezes é preciso que eles percebam isso sozinho. Como uma criança vai saber que cair dói se nunca caiu? É responsabilidade dos pais ensinar o certo e o errado. Mas, as vezes é preciso saber deixar eles descobrirem sozinhos.

Esqueci de novo da foto da pediatra. Na próxima não esqueço.

Para finalizar uma foto do Raphael com o paizinho (está mais para paizÃO).



Até a próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário