sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Leite Materno secando, o que fiz?

O leite materno é fundamental para a saúde das crianças nos seis primeiros meses de vida, por ser um alimento completo, fornecendo componentes para hidratação (água) e fatores de desenvolvimento e proteção como anticorpos, leucócitos (glóbulos brancos), macrófago, laxantes, lipase, lisozimas, fibronectinas, ácidos graxos, gama-interferon, neutrófilos, fator bifidus e outros contra infecções comuns da infância, isento de contaminação e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança.

Infelizmente, todo mundo já ouviu falar que se uma mãe sofrer estresse o leite seca. De tão freqüente, essa situação é alvo de estudos que tentam entender os mecanismos envolvidos na interrupção da produção do leite materno. Para isso, os cientistas estudam os processos de regulação da secreção de prolactina, o hormônio que controla a produção de leite. As lactantes precisam manter níveis altos de prolactina para que a produção de leite não seja interrompida. De alguma forma, o estresse derruba a concentração de prolactina, que nas lactantes é normalmente alta, e dificulta a amamentação. (Fonte: Revista Pesquisa FAPESP - http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=2247&bd=1&pg=3&lg=)

Há vários motivos que levam a mulher a secar o leite, sem seu conhecimento. Aqui cito os dois mais comuns:
1.A mãe precisa voltar a trabalhar ou sair de casa: a preocupação da mãe em deixar seu filho com alguém para trabalhar gera um estresse. Como comentado anteriormente, o estresse contribui para a diminuição da prolactina.
2.A mãe quer tomar remédio para não engravidar: algumas pílulas anticoncepcionais contribuem para a diminuição da prolactina. Como as pílulas regularizam os hormônios femininos na mulher, a prolactina é um hormônio desequilibrante em período excepcional da mulher. Ao regularizar a situação hormonal na mulher, faz com que a prolactina retorne ao estado "não-mãe"; ou seja, não havendo mais produção do hormônio. Embora possa se usar a pílula anticoncepcional própria para a mulher que esteja amamentando, é melhor indicado a utilização de métodos que não façam uso de hormônios, tais como a camisinha, o DIU ou o diafragma.

Mãe, é muito importante tomar líquidos, ficar tranqüila e colocar o bebê para mamar sempre que ele quiser.

É importante a mãe também saber que é possível tirar o leite e guardá-lo, mesmo fora da geladeira, por até 8 horas. Na geladeira, o leite pode ser mantido por período de 24 horas e no freezer por 15 dias. Na hora de dar o leite para a criança é só aquecê-lo em banho-maria, nada muito quente.

Em estudos efetuados provou-se ser o pai uma figura importante para a prática do aleitamento materno. No entanto, muitos pais não sabem de que maneira podem apoiar as mães, provavelmente devido à falta de preparação. O profissional de saúde deve dar atenção ao novo pai e estimulá-lo a participar neste período vital para a família ( MARGOTTO, Paulo 2004 ).

Portanto, vou continuar a dar leite materno ao meu filho enquanto produzir.



Até a próxima postagem.

3 comentários:

  1. Minha filha está com 4 meses e meio de idade e está com peso abaixo do esperado (IMC 14).Ela pesa 5,570 kg e mede 0,63 cm.Acredito que isto se deva ao fato de que o meu leite diminuiu bastante, pois só tenho uma grande demanda de manhã.O resto do dia ela nao consegue sugar a ponto de estimular a produção de leite necessária para matar a sua fome.Nao sei o que fazer pois queria muito continuar a amamentar no peito, mas tb nao quero ver a minha filha doente.Por favor me ajude

    ResponderExcluir
  2. Querida, não sou expert nesse assunto. O conselho mais apropriado a você é: procure especialistas, sendo mais específica o Banco de leite mais próximo. Quando o meu leite começou a diminuir, foi diretamente com eles que consegui a solução: comprei uma bombinha e continuei com o estímulo. Quando não estava em casa, dava meu leite na mamadeira. Mesmo assim, há especialistas como a equipe "anjos do leite" que estão sempre prontos a ajudar. Espero ter ajudado. Depois me conte o que aconteceu.

    ResponderExcluir
  3. ooi meu filho nao mama mas peito
    e nao sei o que faço pro leite secar
    qual anticoncepcional eu tomo pra pode ser o leite ?

    beijos e me ajudem !!!

    ResponderExcluir