domingo, 14 de março de 2010

Vantagens do Aleitamento Materno

Devido a uma conversa com um colega onde ficou na dúvida sobre as vantagens do aleitamento materno, resolvi mandar esta postagem.

O leite materno é o mais completo alimento para o bebê até o 6º mês de vida. Além de alimentar e de proteger a criança contra doenças, a amamentação contribui para o seu desenvolvimento psicomotor e emocional. Veja mais algumas vantagens:

- O leite materno é de fácil digestão.
- O leite materno imuniza o bebê contra doenças como diarréia, resfriados, infecções urinárias e respiratórias, alergias e problemas na arcada dentária.
- O ato de mamar auxilia o movimento dos músculos e ossos da face, promovendo melhor flexibilidade na articulação das estruturas que participam da fala.
- O ato de mamar estimula o padrão respiratório nasal no bebê, facilitando a oxigenação de suas estruturas faciais.
- A amamentação é uma forma muito especial e fortalecedora do relacionamento entre mãe e filho, que transmite segurança, carinho e amor ao bebê.
- O leite materno melhora o desenvolvimento mental do bebê.
- Amamentar promove o estabelecimento de uma ligação emocional, muito forte e precoce, entre a mãe e a criança, designada tecnicamente por vínculo afetivo.
Atualmente, sabe-se que um vínculo afectivo sólido facilita o desenvolvimento da criança e o seu relacionamento com as outras pessoas;


Achei, também, um material super interessante sobre "O crescimento de crianças alimentadas com leite materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida", pelo Jornal de Pediatria em 2004. Nesse material, há um comparativo entre crianças amamentadas exclusivamente no peito e outras não.

Neste outro site, encontrei várias pesquisas a favor do aleitamento materno.

Para finalizar este assunto, a Saúde Brasil, disponibilizou um trabalho sobre "TEMPO DE ALEITAMENTO MATERNO E O DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO DA CRIANÇA". Neste trabalho, descreve o reconhecimento da importância do aleitamento materno para o recém-nascido
tanto do ponto de vista da nutrição, do desenvolvimento e da proteção às infecções.

Bom, um sorriso:


Até a próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário