quinta-feira, 29 de abril de 2010

TV antes dos 2 anos não aumenta inteligência de bebês

Estudo mostra que televisão não auxilia o desenvolvimento da linguagem visual e da habilidade motora em crianças.

Segundo um novo estudo sobre os efeitos da televisão em crianças, colocar um bebê para assistir televisão antes dos 2 anos de idade não irá impulsionar o seu QI.

Ao contrário do que algumas propagandas alegam sobre os benefícios da televisão, e também do senso comum de muitos pais, não foi encontrada nenhuma prova de que a televisão traz desenvolvimento cerebral para crianças, levando em conta que também foram analisados outros fatores capazes de alterar a cognição delas.

Os pesquisadores descobriram que crianças que assistiram televisão antes dos 2 anos não tiveram a linguagem visual e as habilidades motoras mais desenvolvidas aos 3 anos do que uma criança que não assistia televisão. Mas assistir televisão também não foi considerado prejudicial.

Nesse estudo, o ato de ver televisão por si só não apresentou efeitos mensuráveis sobre os bebês. Talvez “ver televisão” seja melhor visualizado como um marcador para uma série de outras influências ambientais e familiares que, estas sim, poderão ser prejudiciais para o desenvolvimento cognitivo.

No estudo, publicado na revista Pediatrics, os pesquisadores analisaram informações sobre 872 crianças. As mães responderam questionários sobre o hábito de ver televisão de seus filhos quando tinham 6 meses, 1 ano e 2 anos. O conteúdo do que as crianças assistiam não foi incluído.

Quando as crianças completaram 3 anos de idade, a linguagem visual e as habilidades motoras foram avaliadas utilizando dois testes, relacionados à medição de QI.

Os resultados preliminares mostraram que quem via mais televisão tirava pontuações menores nos testes, mas após o controle de fatores conhecidos por afetar o desenvolvimento mental de bebês, tais como idade da mãe, educação, renda familiar e estado civil, esses resultados desapareceram.

Embora o estudo sugira que ver TV em idade precoce atue de forma neutra no desenvolvimento dos bebês, mais estudos são necessários, pois estudos anteriores sugeriram que ver televisão pode fazer mais mal do que bem para eles. Sem contar que os longos períodos em que as crianças passam em frente à televisão tem sido responsáveis por causar nelas problemas como a obesidade, falta de atenção e perda de sono.

Os pais precisam entender que os pequenos não aprendem e nem tiram nenhum benefício da televisão quando tão novos.

Fonte: Banco de saúde. 02/03/09 | Atualizado em 12/01/10

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Amamentação previne obesidade

Ao não amamentarem os seus filhos as mães podem estar contribuindo para que eles sejam pessoas obesas.


A importância do aleitamento materno já é amplamente conhecida devido aos benefícios que a amamentação traz para o bebê e para a sua mãe. Recentemente um relatório internacional provou mais uma vez o valor da amamentação. Ele revelou uma ligação entre pessoas obesas e a falta do leite materno nos 6 primeiros meses de vida.

No relatório foram avaliados cerca de 90 estudos feitos em vários países. Todos eles apontavam uma ligação entre a obesidade infantil e o aleitamento. Segundo a pesquisa, as crianças que tiveram acesso ao leite materno durante os primeiros meses de vida possuíam um menor risco de ficarem acima do peso.

Estudos realizados com ratos corroboram a descoberta, pois ao serem privados de alimento na infância os animais se tornavam obesos ao terem abundancia de alimento na fase adulta.

Desde o ano de 1975 até 2003 houve um aumento de 255% de casos de obesidade mórbida no Brasil. Considerando que o excesso de peso é um problema que vem crescendo em todo mundo, esse é mais um motivo para que as mães de recém-nascidos amamentem seus filhos por pelo menos 6 meses.

Fonte: Banco de saúde. 22/10/08 | Atualizado em 07/01/10

terça-feira, 27 de abril de 2010

Falta de ferro pode atrapalhar audição de bebês

Grávidas devem ficar atentas: pouco ferro atrapalha o desenvolvimento do bebê.

Durante a gestação, o ferro desempenha um grande papel no desenvolvimento cerebral dos bebês. Pesquisadores da University of Rochester, de Nova York (EUA), descobriram que deficiência de ferro pode atrasar o desenvolvimento do sistema nervoso auditivo de bebês prematuros, e tal atraso pode diminuir a capacidade de audição deles.

No estudo, 80 bebês foram analisados. Os pesquisadores analisaram os níveis de ferro em seus cordões umbilicais e concluíram que crianças com pouco ferro no organismo apresentavam baixa maturação do sistema auditivo.

"Suspeitamos que se o sistema nervoso auditivo é afetado durante a fase de desenvolvimento do bebê, talvez a deficiência de ferro possa também afetar outras partes do cérebro”, disse Sanjiv Amin, professor de pediatria da University of Rochester.

Os pesquisadores afirmam que a descoberta é preocupante. Os primeiros anos da criança são considerados o período crítico em que elas desenvolvem as habilidades auditivas e de linguagem. A baixa maturação do sistema auditivo pode atrapalhar esse desenvolvimento.

A deficiência de ferro em gestantes pode causar anemia, doença que pode desencadear uma série de problemas durante a gravidez. O ideal é que a futura mãe possua uma dieta saudável, e consuma alimentos ricos em ferro, para garantir a própria saúde e a saúde do bebê.

Fonte: Banco de saúde. 08/05/09 | Atualizado em 11/01/10

segunda-feira, 26 de abril de 2010

De acordo com a Anvisa bebês não podem comer mel

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alerta para o perigo de bebês com menos de um ano de idade consumirem mel. Isso porque o mel brasileiro pode estar contaminado com uma bactéria chamada Clostridium botulinum, responsável pela transmissão do botulismo.

De acordo com publicações efetuadas pelo Ministério da Saúde, como o Manual Integrado de Vigilância Epidemiológica do Botulismo, e resultados de pesquisas que têm como foco o mel brasileiro, verificou-se que de 100 amostras analisadas, em 6 estados brasileiros, 7% estavam contaminadas.

Por causa disso, que em discussão na Câmara Técnica de Alimentos, fórum formado por especialistas, foi decidido que pais e educadores deveriam ser orientados a não dar esse alimento para crianças com menos de 1 ano.

Isso porque o botulismo intestinal só afeta crianças que ainda não têm a flora intestinal completamente desenvolvida e pessoas que tenham algum tipo de distúrbio relacionado a essa flora. Fora essas exceções o resto da população é imune ao bacilo.

É importante lembrar que essa doença só se instala quando os esporos do Clostridium botulinum estão na forma vegetativa, pois é apenas nesse estágio que o bacilo se multiplica e libera toxinas. É por causa disso que o trabalho que a Anvisa está realizando é apenas preventivo, pois considerando o alto teor de açúcar do mel e seu baixo movimento de água, as chances de serem encontrados esporos na forma vegetativa nessa substância é quase nula.

Fonte: Banco de saúde. 22/10/08 | Atualizado em 14/01/10

domingo, 25 de abril de 2010

Mais tempo com o cordão umbilical diminui riscos de anemia

A Secretaria de Saúde de São Paulo, através do Instituto de Saúde, realizou um estudo que mostrou que crianças que tiveram o cordão umbilical cortado até um minuto após o nascimento possuem um maior nível de ferritina (proteína importante para o armazenamento do ferro) do que aquelas que tiveram o cordão cortado no instante em que nasceram. Tal conclusão pode reduzir riscos de bebês desenvolverem anemia nos primeiros meses de vida.

A pesquisa foi realizada em uma maternidade da Zona Sul da capital paulista, e 224 crianças nascidas entre abril de 2006 e março de 2007 foram analisadas. Foi descoberto que 115 delas tiveram o cordão umbilical cortado cerca de um minuto após o parto e 109 assim que nasceram.

A taxa de ferritina encontrada nas crianças que tiveram o cordão umbilical cortado mais tarde foi de 123,15 nanogramas por ml de sangue, enquanto nas outras foi de 105,5 nanogramas por ml de sangue.

Os níveis de ferritina em crianças são bastante influenciados pelo volume corpóreo total de ferro ao nascimento. O momento em que o cordão umbilical é cortado pode afetar o volume de sangue transferido da placenta para o recém-nascido, o que consequentemente, pode afetar também o volume de ferro.

A anemia infantil pode provocar diminuição da capacidade cognitiva, distúrbios comportamentais, falta de memória, baixa concentração mental, déficit de crescimento, diminuição da força muscular e da atividade física, além de uma pré-disposição a doenças infecciosas.

Segundo a coordenadora do estudo Sônia Venâncio, o principal objetivo é mostrar que aguardar apenas um minuto antes de cortar o cordão umbilical pode ajudar posteriormente na saúde do bebê e esse tempo não vai afetar nem a mãe nem a criança.

Fonte: Banco de saúde. 04/03/09 | Atualizado em 12/01/10

sábado, 24 de abril de 2010

Brinquedos educativos e suas idades

Bebês com 1 mês de vida: Quando a criança tem um mês de idade, o brinquedo mais indicado para ela são os chocalhos ou brinquedos musicais, pois ela, apesar de não enxergar com nitidez, já responde aos sons. Outra opção são os bonecos de pelúcia.

Bebês com 2 meses de vida: Aos dois meses de idade o bebê já consegue seguir objetos com os olhos. Para estimulá-lo é interessante a instalação de um móbile no quarto da criança e por isso esse acaba sendo o presente ideal nessa idade. Também brinquedos que estimulam a atividade física são bem vindos nessa idade.

Bebês com 3 meses de vida: Quando a criança completa 3 meses de idade é importante oferecer a ela objetos que possa morder e outros que tenham cores vibrantes, pois com essa idade o bebê começa a descobrir o mundo. Por isso dê presentes com cores fortes que ele possa colocar na boca à vontade para se divertir.

Bebês que estejam com 4 ou 5 meses de vida: Entre os quatro e cinco meses de idade os brinquedos continuam sendo aqueles que a criança possa colocar na boca sem o perigo de se machucar, mas fica cada vez mais importante a participação dos pais nas brincadeiras, pois com essa idade o bebê começa a reconhecer o pai e chora quando é deixado sozinho durante muito tempo. Por isso presenteia a criança com livros para tocar, apontar e falar e brinquedos com variedade de sons, cores e luzes brilhantes.

Bebês que estejam com 6 ou 7 meses de vida: Quando a criança tem entre seis e sete meses, ela começa a discriminar cores, vira a cabeça para achar objetos que deseja, começa a sentar sem apoio, falar e engatinhar. Nessa idade o melhor brinquedo é um animal de estimação, pois ele estimulará a criança a andar. Entretanto, ter um bichinho em casa tem outras implicações e como muitas pessoas não tem condições de criá-lo adequadamente a segunda opção são os brinquedos de empilhar, aqueles com cores vibrantes, os que incentivam a engatinhar e livros com recursos sonoros.
Bebês com 8 meses de vida

Bebês que estejam com 8 meses de vida:Com oito meses de idade a criança percebe que é uma pessoa separada da mãe, o que a angustia. Para acalmar o pequeno a solução é substituir a presença materna por um objeto ao qual a criança tenha se afeiçoado, que pode ser um paninho, brinquedo ou algo do tipo. Para presentear pequenos dessa idade o ideal são aqueles brinquedos de encaixe e construção, além dos musicais.

Bebês quem tenham de 9 meses até 1 ano de idade: Dos nove meses até um ano de idade, os pais devem oferecer para a criança livros com cores vivas, brinquedos de empilhar, encaixar e construir, aqueles que estimulam o desenvolvimento da fala, livros de cartão e brinquedos que incentivam o desenvolvimento físico.

Bebês com 2 anos de idade: Aos dois anos de idade o pequeno já consegue chutar bolas e brincar de faz-de-conta. Para instigar a criança é importante lhe contar histórias e lhe dar brinquedos que estimulem seu raciocínio.

Bebês com 3 anos de idade: Com três anos de idade a criança já consegue pedalar e já tem uma maior habilidade motora, conseguindo segurar um lápis e bater em um tambor segurando a baqueta. Nessa idade ela já está pronta para começar a sua alfabetização e os brinquedos devem estimulá-la nesse sentido. Por isso é importante dar lápis de cor e papel para o pequeno, e facilitar o contato dele com outros de sua idade. Outra opção são as casas de boneca e acessórios, além dos famosos carrinhos.

Crianças com 4 anos de idade: Jogo de formasCom quatro anos a criança já é capaz de aprender outros idiomas, por isso é importante que os pais já a coloquem em um curso para que ela possa aprender uma segunda língua. Uma boa opção para quem quer presentear alguém de 4 anos são os jogos de formas, em que a criança pode encaixar peças e formar infinitos desenhos diferentes.

Crianças com 5 anos de idade: Quando a criança completa cinco anos de idade a sua coordenação motora já permite que ela lave o rosto e que consiga se vestir sozinha. Agora é uma boa hora para ela começar a praticar um esporte e desenvolver a memória. Um bom presente nessa idade é um acessório que possa ser utilizado enquanto o pequeno pratica o esporte que escolheu.

Crianças com 6 anos de idade: Com seis anos de idade a criança já consegue assumir algumas responsabilidades e praticar esportes coletivos. Para estimular isso é interessante deixar um animal de estimação sob sua responsabilidade. Nessa idade são interessantes os jogos em que mais de duas pessoas participam. Para isso os jogos de tabuleiro são muito interessantes

Crianças com 7 anos de idade: Ao completar sete anos a criança já consegue escrever frases longas e por isso já pode ser estimulada a assistir filmes legendados com ajuda dos pais. É importante que ela já tenha contato com livros e revistas e que, mesmo sabendo ler, os pais ainda leiam livros para ela. Para estimular a leitura um presente interessante é um livro que instigue a curiosidade do pequeno.

Fonte: banco de saúde.


Até a próxima postagem

Eu assisto filme de desenho

Raphael adora assistir o Happy Feet. E descobrimos, que ele também gosta dos desenhos "A princesa e o sapo", "Lilo e Stich", os extras dos incríveis "Pular" e "Ataque do Zezé".
Dá uma olhada nestas fotos como ele fica muito assistindo.




Essa daqui, faltou ele falar "Sai da frente mãe!!! Assim não dá!!!"


Pra quem duvida, eu filmei um pouquinho:


Até a próxima postagem.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

A cara do pai

Muita gente fala que é a cara do pai, outros dizem que é a cara da mãe. Dá uma olhada nessa sequência de fotos.






E aí? Tem mais:







Até a próxima postagem.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Chupando laranja

No sábado passado fomos à casa de minha sogra. E a bisnona do Raphael, geralmente, termina a refeição com uma fruta: laranja serra d'água. Não resistindo aos olhares do Raphael, deu uma para ele chupar, olha só:



Até a próxima postagem.

Tia Dri

A Tia Dri (Adriane), irmã do meio de meu marido, inventa cada uma com o Raphael.

Ela é veterinária dona do pet shop "ESPAÇO PET", olha o que ela aprontou na páscoa: um tipo boné que coloca no cachorro e fica com as orelhinhas do coelhinho.



Tem mais.... nessas fotos ela brinca de aviãozinho no pet:




Mesmo assim, ele se diverte bastante.

Até a próxima postagem.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Brincando com a Chiara


Tem coisa mais gostosa, vou dar a receita:
- Raphael na cadeirinha
- Chiara embaixo da mesa
- saco de biscoitos de polvilho

Modo de preparo, veja o vídeo:


Observação: a mãe estava filmando e o pai não estava vendo, mas corremos para não colocar na boca... eca.

Até a próxima postagem.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Dormindo no mundo de Barbies

Dia 08 de abril, fomos para a minha mãe.

Do lado da minha mãe são 4 netas: Beatriz (11 anos), Laryssa (9 anos), Lívia (3 anos) e Sophya (1 ano).

O quarto de hóspedes da minha mãe é rosa, todo, todo rosa.

Quando o Raphael dorme lá, parece que está no mundo de Barbies.



Até a próxima postagem.

Brincando no banho

Sabe, ainda dou banho na banheira no Raphael, porque ele adora jogar água para todo o lado(rs). Parece um pato!!!!
Deixo a música tocando, e o banho dura e fica muito divertido... Ele brinca com os brinquedinhos dele e eu com o cabelo dele.






Até a próxima postagem.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Amamentar é bom para a saúde bucal dos bebês

Mais do que um ato de amor, de inegável importância nutricional, imunológica e emocional, a amamentação é fundamental para o bom desenvolvimento muscular e ósseo da face dos bebês.

Enquanto suga o leite materno, os recém-nascidos aprendem a avançar e retrair a mandíbula, respirar, morder e posicionar a língua para receber os alimentos. Esse exercício estimula o crescimento adequado e harmonioso do rosto da criança e aumenta a probabilidade de os pequenos terem um sorriso bonito.

Médicos e dentistas recomendam que a primeira visita ao consultório odontológico seja feita ainda durante a gravidez. Nessa consulta, a gestante recebe orientações para a saúde bucal dela e do bebê. Além de promover a nutrição necessária para os dentes e para a estrutura óssea da arcada, a amamentação é uma ferramenta poderosa para o aspecto miofuncional.

De acordo com o odontopediatra Valter Luís Varise, mamando no peito o bebê respira pelo nariz, estimula e exercita músculos e nervos, e isso propicia uma boa oclusão dentária. Quando não amamentados naturalmente, meninos e meninas podem sofrer com deformações ósseas, respiração bucal e posicionamento ruim dos dentes.

Os dentistas também recomendam nos recém-nascidos a limpeza das gengivas com uma gaze ou uma fralda umedecida em água filtrada para remover os resíduos do leite. “É um carinho que promove a limpeza e a massagem na região”, observa o especialista.

Por volta dos seis meses, quando nasce o primeiro dente, a gaze deve ser substituída por uma dedeira ou uma escova especial para bebês. “Esse cuidado incentiva o hábito da higiene bucal que as crianças precisam adquirir desde cedo”, acrescenta.

O uso das chupetas é motivo de polêmica entre médicos e dentistas. Alguns acham que ela acalma a criança e ainda é melhor alternativa do que chupar o dedo. Outros, porém, entendem que a chupeta deve ser usada apenas para estimular a sucção em bebês desmamados precocemente.

Os especialistas concordam, no entanto, que ela não deve se tornar um hábito frequente e de longa duração. Tanto as chupetas quanto as mamadeiras devem ser específicas e anatômicas, para evitar maiores danos aos dentes e à mordida.

Fonte: Blog Educação



Até a próxima postagem.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Saúde mental da criança

Estudo realizado com 2.366 crianças, que foram acompanhados por 14 anos, apontou que a amamentação no peito por pelo menos seis meses também ajuda a proteger a saúde mental das crianças até a adolescência.

Pesquisadores acreditam que bebês amamentados por mais tempo têm melhor saúde mental.

Isso porque a amamentação tem um efeito positivo no desenvolvimento de aspectos neuroendócrinos, necessários para uma melhor resposta ao estresse.

Componentes bioativos do leite também influenciariam nessa resposta.

A pesquisa foi publicada no “Journal of Pediatrics”.

Mais informações sobre a pesquisa no site www.journalpediatrics.com.br

Fonte: Blog Educação



Até a próxima postagem.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Parabéns pelo Blog

Gostaria de parabenizar aos voluntários que estão fazendo um ótimo trabalho no blog não-oficial do Banco de Leite de Santos.

Agora, ficaremos antenados em tudo: eventos, festas, comemorações, números e estatísticas referentes ao Banco de Leite de Santos.

Mais uma vez, parabéns pela iniciativa.

Até a próxima postagem.