domingo, 30 de agosto de 2009

Visita 29/08/2009

No sábado, dia 29 de agosto, veio um pessoal que não via faz um tempo. Esse pessoal trabalhou comigo no Itaú: Cristiano, Kelly e Sayuri. É claro que vieram acompanhados: O Cristiano com a Andrea e o Raphael; a Kelly com o Jefferson e a Sayuri com o Léo.

Foi uma tarde super gostosa. Olha o pessoal aí:


Da esquerda para a direita, em cima: Jefferson, Kelly, Cristiano, Andrea, Leo e Sayuri. Em baixo: Thiago, Eu, Raphaelzinho e Raphael, da Andrea.

Teve até pose da mulherada:


Da esquerda para a direita: Andrea, EU, Sayuri e Kelly.

Pessoal, adorei a visita de vocês!! Podem visitar-nos sempre que quiserem!!!

Até a próxima postagem.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Doação de Leite Materno

Sempre fui a favor de ajudar aos outros. A doação de leite materno é uma forma de ajudar. Não posso doar muito, pois o Raphael é muito guloso! Mas, o pouco que ajudo, alimenta muitas crianças.

Em Santos, o banco de leite materno fica no Hospital Guilherme Álvaro. A primeira vez é necessário uma entrevista/cadastro no local. O pessoal vai dar toda instrução necessária para entender como e o quê fazer. Além disso, ficam a disposição para tirar ainda as dúvidas que poderão aparecer. Para falar com o pessoal o telefone deles é (13) 3202-1323 ou (13) 3202-1455.

Se você também quiser saber, dê uma lida nessa matéria. Ou ainda, veja esse vídeo sobre como coletar o leite. Ou este vídeo, para ver uma matéria que fizeram.

Eu apóio essa idéia! Ajudo com o que eu puder!!!!

Até a próxima postagem.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Lembrancinhas de Maternidade

As lembrancinhas de maternidade eu queria que lembrasse o quarto que preparei com maior cuidado.

O quarto é azul com o tema de fundo do mar, e há quatro "bichinhos" que foram pintados na parede: polvinho, estrelinha, sirizinho e cavalinho-marinho.

Para fazê-los como chaveiros em feltro foi necessário muita procura, até que achei uma "fadinha" na internet que fazia trabalhos em feltro.

Olha como ficaram lindos:


Pedi também que fizesse o enfeite da porta da maternidade para combinar:


Se alguém gostou do trabalho e quiser falar com a artesã, ou ver outros trabalhos dela o endereço é este: http://www.ferpaulla.blogspot.com/.

Até a próxima postagem.

sábado, 15 de agosto de 2009

Começando o Segundo Mês - Agosto de 2009

No dia 06 de agosto de 2009, Raphael fez dois meses de vida. Neste mesmo dia, ele começou a balbuciar "angú". Imediatamente, fiz um vídeo para mostrar ao pai dele que chegaria somente ao anoitecer.

Coisinha mais gostosa, agora com 6,350kg e com 59cm!

Já faço biquinho, dou sorrizinho, faço charminho e até brinco com o móbile.

Meus soninhos são maiores e mais tranquilos. Já durmo de barriguinha para baixo, minha posição predileta.

Estou uma graça!

Surpreendi até o meu pai no dia dos pais com uma roupa especial!


Até a próxima postagem...

Primeiro Mês - Julho de 2009


O primeiro mês foi mais tranquilo.

A primeira semana a gente leva um baile de cansaço. O bebê acorda a cada três horas para mamar. Levava quase uma hora para cada mamada. Trocar a fralda mais 30 minutos. A mãe tem que andar para melhorar a região do abdômen. Banhar-se. Arrumar a casa. Preparar o banho do bebê. Visitas. Então, só tinha 1h30 para poder descansar. As olheiras vinham a cavalo. Mães, durmam quando o nenê estiver dormindo. Contrate uma empregada, pois não dá! Pais, tirem férias após a licença paternidade! E, façam revesamento com o bebê: pais trocam a fralda e ninam, mães andam enquanto a troca e dão de mamar. Senão, ninguém aguenta. Na metade para o final do mês, o bebê acaba tendo um ritmo e você começa a se acostumar.


Mas, é gostoso curtir esses momentos: cheirar o bebê, deixar ele sentir seu cheiro, olhar e admirá-lo. Deixar ele dormir com os anjinhos.... Ver suas risadinhas após cada mamada. Mandar várias fotos por MMS para o pai ficar babando e voltar rapidinho para casa.

Apesar da primeira semana ser cansativa, o restante foi mais fácil e compesador.


Até a próxima postagem...

Primeiros Dias de Vida

Os primeiros dias no hospital é complicado. Apesar de ter várias enfermeiras ajudando, sempre há algumas coisinhas a nos preocupar.
Eu tive algumas complicações no pós-operatório: na operação foi atingido alguns vasinhos que deixaram a região toda escurecida como sangue pisado. Com o desaviso do médico, ficamos apavorados. Tive pressão baixa que dificultou a minha saída da cama e a sustentação do corpo. As visitas que tive que explicar o que aconteceu, deixou-me cheia de gases. Conclusão: estava dolorida, com uma pança de gases e toda roxa. Isso deixava-nos preocupados. Sem falar no palpite da família que dizia que não estava certo.
A sorte é que o Raphael foi um anjo. Não chorava muito, e era super tranquilo. Somente teve uma crise de prisão de ventre, que a enfermeira disse que era normal. Ensinou-nos a fazer massagens para aliviar gases e soltar o intestino.
Dois dias super complicados, não descansados e loucos para voltar para casa.
Mas compensador:


Até a próxima postagem...

Gestação até o nascimento



Primeira Notícia

Desconfiei que estivesse grávida no dia 13 de outubro de 2008 (segunda-feira).

A confirmação, através do exame de sangue, foi no dia 18 de outubro de 2008 (sábado). Foi assim: fizemos o exame no mesmo dia 18 de outubro de 2008 de manhã, mas o resultado somente sairia após o 12:00. Ansiosos, através da internet, ficamos verificando o lançamento do resultado minuto-a-minuto. Infelizmente, eu teria que trabalhar à tarde. A caminho, recebi a ligação do meu marido dizendo que estava grávida, através de SMS. Imagine, eu emotiva dirigindo: complicado. É claro: chorei pelo caminho. Trabalhei como se nada tivesse acontecido e voltei felicíssima para casa!!!!

O bebê veio de surpresa, visto que estávamos verificando o porquê de não conseguirmos até o presente momento concebê-lo. Já havíamos largado, pois nossa opção seguinte seria uma inseminação artificial que iríamos prepará-la para janeiro do ano seguinte.

Data do parto

A data do parto é calculada a partir da data da última menstruação (DUM): 17/09/2008. Soma-se 266 dias (9 meses e meio de 28 dias – ciclo menstrual) mais 14 dias do período de ovulação. A gravidez normal pode durar de 38 a 42 semanas.

Conforme os povos antigos, estes tinham o hábito de contar 9 (nove) luas entre a concepção e o nascimento do bebê. Como o DUM foi lua Cheia, o período fértil foi entre os dias 30/09, 01/10 e 02/10: lua Nova. A data provável do parto (DPP) é 22/06/2009, lua Nova. Mas, na verdade o Raphael chegou dia 06/06/2009 com 37 semanas de gestação.


Alimentação
Para garantir a saúde minha e o crescimento saudável do bebê, bons hábitos alimentares foram imprescindíveis durante a gestação.
Inicialmente, tive bastante enjôos. Portanto, foi necessário a ida a um gastroenterologista. Ele me indicou uma dieta onde tivesse que comer de 2 em 2 horas, se pudesse evitar as comidas cítricas. Mantendo sempre um prato muito colorido: com amarelos, vermelhos e verdes. Adoro carne vermelha, mas na minha gestação, por força maior, comi muita carne branca. O obstetra indicou a dieta do tipo sanguíneo. Então, foi balanceado com um pouco de cada médico. Comi com intervalos de duas horas, tentando seguir a dieta do tipo sanguíneo.

Desejos

Não tive muitos desejos, mas há alguns que ou comia no exato momento, ou lembrava dele o dia inteiro.


Peso

Antes de qualquer coisa, ponha na sua cabeça que não tem jeito, você vai engordar.O ganho de peso é necessário porque seu corpo está crescendo e mudando, para proporcionar as melhores condições ao bebê. Mesmo assim, em minha gravidez fiz uma tabela para saber qual a distribuição do peso (valores aproximados):
* Você (52,7%):
- Útero: 6,6 %
- Seios: 3,3 %
- Sangue: 8,8 %
- Água: 11,0 %
- Gordura: 23,0 %

* Seu bebê (47,2%):
- Feto: 37,3 %
- Placenta: 4,4 %
- Líquido Amniótico: 5,5 %

Ganho de peso na gravidez

A recomendação do Instituto de Medicina dos Estados Unidos é de que as mulheres calculem o ganho de peso ideal com base no IMC de antes da gravidez. Quanto maior o IMC inicial, menor deve ser o ganho de peso.
- Se o IMC era de menos de 19,8, o ganho de peso ideal é de 12,5 kg a 18 kg.
- Se o IMC era de 19,8 a 26, o ganho de peso ideal é de 11,5 kg a 16 kg*.
- Se o IMC era acima de 26, o ganho de peso ideal é de 7 kg a 11,5 kg.

Para mulheres de menos de 20 anos, o recomendado é engordar o maior número de quilos dentro da faixa de peso ideal para seu IMC.

No meu caso, acabei engordando 20 kilos. Tentei segurar ao máximo, mas os últimos meses o peso dispara. Portanto, tente segurar bastante até o 7º mês de gestação.

Após este, fica difícil controlar.

Exercícios Físicos

O exercício físico traz diversos benefícios se realizado durante o período gestacional. Entretanto, algumas orientações devem ser seguidas a fim de que as gestantes possam ser beneficiadas sem, no entanto, colocar em risco sua saúde e a do seu bebê.

No meu caso, tentei fazer hidroginástica até o final da gestação. Mas, comecei a ter dificuldade quanto falta de circulação sanguínea. Então, tive muitas cãimbras próximo ao horário da hidro, dificultando minha locomoção até a academia.

Eu aconselho a qualquer uma que a hidroginástica ajudou e muito na minha condição física, especialmente na sustentação do abdômen. É claro que roupas de gestante também auxiliaram neste problema.

A minha cunhada indica a yoga para a gestação. Eu não fiz, pois não gosto muito de meditação. Mas, ela disse que ajudou muito a ela, principalmente na recuperação do parto - mesmo sendo cesárea.

Curso para gestante
Respirar durante o parto, dar banho, trocar fralda, vestir e amamentar o bebê. Por mais pródiga que seja a natureza, as mulheres não nascem sabendo tudo isso. Não é à toa que a maioria das grávidas pede uma mãozinha para a mãe ou para a sogra, no começo. Para se sentir mais segura nessas tarefas, que tal treinar enquanto o bebê ainda está na barriga?

O curso de gestante não aprende somente como cuidar do bebê e respiração durante o parto. Este ajuda também a entender os enjôos, as posições para ajudar o bebê, shantala, os tipos de parto, tirar dúvidas com pediatra, desmistificar os folclores, higienização do bebê, como cuidar do umbigo, tipos e funcionamento da anestesia.

Várias informações interessantes. Geralmente oferecido pelos hospitais, mas alguns planos de saúde também disponibilizam. Eu fiz na Unimed. Aconselho a levar o marido, a sogra e a mãe. O marido para não ficar falando que não sabe fazer ou não tem jeito para isso ou aquilo. A mãe e a sogra porque há muitas coisas que são ensinadas no curso que vão ficar contrariar a forma de que elas cuidaram de nós.


Chá-de-bebê

O chá-de-bebê ou chá-de-fralda ajuda muito a diminuir os custos do bebê, acredite!

Para aquelas mães que gostam de comprar cada pedacinho do enxoval, não vale a pena pedir nada além da fralda. Senão aqui vai uma pequena lista do que poderia pedir: álbum de fotografia, bolsa de água para compressa, conta-gotas, escova e pente, alicate de unha, termômetro, termômetro para banho, banheira, trocador, solução fisiológica, conjunto para trocador(garrafa térmica, porta algodão e porta cotonetes), algodão, cotonetes, álcool 70%, pomada contra assaduras, fralda descartável.

Há alguns pontos na hora de pedir algumas coisas no chá-de-bebê:

- não peça sabonetes: a primeira coisa que a pediatra vai falar é para usar somente sabonete de glicerina, preferencialmente líquido poisnão contêm soda cáustica - agride a pele do bebê.

- não peça cosméticos como hidratante, colônias, óleos: a pediatra vai dizer que só poderá utilizar a partir do 3º mês de vida, se deixar.

- não exite em pedir algodão, álcool 70% e pomada contra assaduras: todos esses produtos você vai usar em cada troca e no banho do bebê. Imagine: são mamadas que acontecem a cada três horas, portanto, no mínimo oito vezes ao dia; mais o banho. Se acontecer algo extraordinário - aquela cagada -, é necessário outro banho e mais uma troca.

- fralda descartável: não sei como fazer, mas as melhores fraldas são pampers e turma da mônica. A pom-pom, cremer, disney, barney.... são fraldas que podem ser consideradas para bebês maiores, onde a troca é maior. Estas fraldas não há um poder de absorção tão grande quanto a pampers e turma da mônica. Se você quiser evitar acidentes e maiores trocas, dê preferência a estas fraldas. Quanto ao mito de trocar pacotes de fraldas, eu juro que tentei. Mas, foi impossível. Farmácias de grandes redes não trocam. As farmácias de bairro podem até trocar, se você conhecer o gerente.

Internação

Chegando a hora, não fique desesperada. Se você fez o curso de gestante, conhece todos os fatores para reconhecer sua hora.

Na minha vez, quando eu perguntava como reconhecer, cada um dizia de uma forma diferente: dá uma dor nos "quartos", dá dor embaixo na região onde sairia o bebê, dá um desconforto, sente a cabeça do bebê empurrando para baixo... O que aconteceu foram dores leves, suportáveis, nada de sair berrando como acontece nos filmes em uma sexta-feira à noite, por volta das 19hs. Somente no sábado, por volta das 11hs, é que não estava aguentando a dor. Como uma dor, que você está evitando em tomar o remédio, não aguenta e recorre a medicamentos. Nada muito exagerado. Quando cheguei ao hospital estava com dilatação de um dedo. Comentário: meu marido viu até o cabelo do nenê pela dilatação. Só que foi constatado uma infecção urinária e tive que fazer uma cesárea. Tudo ocorreu bem, e rápido. Tanto que para avisar a família foi difícil.

Há várias recomendações a fazer:

- a mamãe não pode falar no primeiro dia da cirurgia porque senão vai acumular gases em sua barriga. É mais fácil acumular os gases do que sair com ele, então respeite esta regra a risca.

- o papai pode ficar com a mamãe às noites, não há tanto mistério. Na verdade é bom o pai ajudar a mamãe. Se ele ficar no hospital nestes dias, ele não terá tanta dificuldade em casa. No meu caso, meu marido ficou comigo.

- no nosso caso, a família foi avisada depois que chegamos no quarto. Quando a família chegou, veio todos ao mesmo tempo - um caos. Se pudéssemos fazer novamente, teríamos avisado somente no dia seguinte, porque assim o pai poderia descansar e a mãe ficaria de BOCA CALADA.

Ah! Para as malas, há uma recomendação: a mamãe fica inchada após a cirurgia. Então, nada de levar o tamanho que era antes da gestação, porque não entra, viu? Até o sapato.

- mamãe: 3 camisolas abertos na frente, 1 par de chinelos, 3 sutiãs de amamentação, 1 caixa de absorvente/protetor para o peito, 3 a 6 calcinhas altas, 1 cinta, 2 pares de meia, necessaire com produtos de higiene, uma roupa para a saída e 1 par de sapatos para a saída.

- bebê: 4 macacões, 4 bodys, 4 calças com pezinho, 1 manta ou cobertor de algodão, 1 xale de linha, 1 leçol para carrinho, 1 pacote de fraldas RN, 1 pacote de fraldas P e 1 saída de maternidade.

- papelada: documentação(guia de internação, certidão de casamento, rg e cpf dos pais), telefones, talão de cheques, carteirinha do plano de saúde, carteirinha de gestante, entrevista da anestesia.

- outros: lembrancinhas e enfeite para o quarto, filmadora, máquina fotográfica, bateria, memória, recarregador e celulares.

Nascimento

Apesar da correria, agitação, altos e baixos, Raphael nasceu na Casa de Saúde de Santos, no dia 06 de junho de 2009 às 15:36hs; com peso de 3,400kg e com 49cm de comprimento.



Até a próxima postagem...